OUTUBRO 2025
VIVER (COM) A ESCRITA
Inês Barata Raposo


O projeto municipal VIVER (COM) A ESCRITA regressa ao AESC no dia 29 de outubro. As turmas A e D do 9.º ano terão a oportunidade de ouvir e conversar com a autora Inês Barata Raposo sobre os seus livros publicados:“Coisas que acontecem”, “O efeito bola de menta” e “Quarto escuro”.
As Bibliotecas Escolares do AESC estão gratas pelo convite e valorosa iniciativa das Bibliotecas Municipais e pela pronta disponibilidade dos docentes do agrupamento na participação.
Atividade para alunos do 9.º ano
29 de outubro no auditório da FAV
BREVE BIOGRAFIA
Escritora albicastrense, vencedora, na modalidade juvenil, do Prémio Branquinho da Fonseca Expresso Gulbenkian com "Coisas que acontecem" (2018).
Única selecionada na categoria de literatura do concurso nacional Jovens Criadores em 2017. Autora do conto "Uma maçã por Dia" que integra a antologia "A criança Eterna" editada pelo Centro de Estudos Mário Cláudio.
as suas obras abordam a adolescência, através de uma escrita muito própria e pouco convencional na literatura juvenil.
Estudou na Universidade Nova de Lisboa - Comunicação, Edição de Texto e Artes da Escrita.
Ex-bolseira do Instituto Camões.
Trabalhou no mundo do jornalismo e do mercado editorial, atualmente é redatora freelancer.
Vive numa aldeia do interior de Portugal.
Quarto Escuro
Escrito por Inês Barata Raposo e Ilustrado por Pedro Pousada
Editora: BRUAÁ EDITORA
N.º páginas: 120
Mostra a relação de dois irmãos, Fiambre Light e Pato Bravo, através das cartas que o mais novo escreve ao mais velho, que se encontra em coma numa cama de hospital.
Uma obra que relata com ironia e humor o dia-a-dia dos que esperam. Uma visão sobre a adolescência, original e surpreendente.
