Homenagem a João Pereira Campos, poeta popular, conhecido como "Ti João do Lúzio"
- besaesc
- há 2 dias
- 1 min de leitura
No passado dia 23 de abril, a DGLAB assinalou o Dia Mundial do Livro com um cartaz comemorativo sob o mote "Ler é Ser Livre".
Hoje, 25 de abril, comemoramos Abril, a Liberdade e a Leitura com uma homenagem do nosso aluno António Franco ao seu trisavô, "Ti João do Lúzio".
O livro “As Cantigas do Ti João do Lúzio” de autoria do poeta popular Abelense João Pereira Campos, destaca a sua difícil vida.
Viveu na Monarquia e na República, no regime da ditadura e da democracia. Combateu na I Grande Guerra, em La Lys, na fronteira franco-belga. Trabalhou nos campos agrícolas, sem nunca ter frequentado a escola, e mesmo assim, conseguiu criar cantigas (poemas), expondo as suas preocupações e dificuldades mas também o seu humanismo e sensibilidade.
Mesmo com pouco construiu uma grande família com a sua Gertrudes e mais tarde com os seus cinco filhos. Faleceu a 16 de Abril de 1985 aos 90 anos na localidade de Abela.
"A doação da sua obra à Mediateca da ESMF, tem como objetivo homenagear o meu trisavô João e destacar a importância dos poetas populares na cultura portuguesa" - António Franco, aluno 12º ano.
Comentarios